PROGRAMA

PROJETOS

A Fundação propõe-se promover e desenvolver as seguintes atividades ligadas a diversas áreas, da educação ao desenvolvimento económico, social e cultural.

Patrocínio de bolsas, mentoria e outras prestações pecuniárias a alunos desfavorecidos; Doações a instituições com objetivos similares ou complementares; Patrocínio de mestrados e doutoramentos sobre os fins a prosseguir pela Fundação e de livros, conferências e outros eventos; Incentivo à formação de núcleos promotores do desenvolvimento económico e social; Promoção da educação para a cidadania, enquanto pilar multidimensional de uma sociedade mais informada, mais integrada, mais participativa, mais inclusiva, mais produtiva e humanamente enriquecedora; Contribuir para o reforço do papel essencial da educação e do conhecimento na promoção dos direitos humanos e do Estado de Direito; Cooperação e convivência, no sentido de proporcionar, pelo trabalho em comum, a conceção e realização de iniciativas tendentes a promover o desenvolvimento económico, social e cultural; organização de cursos, encontros, debates, colóquios e seminários respeitantes aos fins visados pela Fundação; Promover a participação cívica nos processos democráticos; Estimular a consciencialização da importância do conhecimento no desenvolvimento sustentável das comunidades; Fomentar o desenvolvimento e a integração comunitária de jovens, tendo como referência os valores de igualdade, de justiça social e de participação cívica; Capacitar grupos sociais de risco; Apoiar a construção de plataformas para a partilha de informação e conhecimento; Ações de patrocínio para promoção da imagem da Fundação e dos fins prosseguidos pela mesma; Quaisquer outras atividades compatíveis com a prossecução do seu objeto e fins.

Conheça os nossos projetos em prol da Mobilidade Social e da Democracia e da Liberdade.


Bolsas BeNova Mais Longe

A Fundação associa-se ao Programa de Bolsas BeNova para apoiar alunos da Nova SBE – Nova School of Business & Economics assegurando o pagamento das propinas, passes e alimentação a novos alunos de Licenciaturas da faculdade em cada ano letivo do quinquénio 2022-26. Já no ano 2022-2023 foram admitidos os primeiros 7 bolseiros, de várias regiões do País e Palops, que disporão também de um programa de mentoria. Parabéns Beatriz, Carolina, Diogo, Francisca, Frankelim, Gonçalo e João. Que a vossa ambição, talento, trabalho e sorte vos leve muito longe. 

Programa “Juntos Mais Longe” com o Agrupamento de Escolas José Afonso de Loures


A Fundação Mais Longe protocolou com a Direção do AEJA (professoras Irene Louro e Armanda Romão) o programa de denominado “Juntos Mais Longe” com vista a proporcionar aos alunos com carência económica apoio complementar para reforço e consolidação das aprendizagens para que possam transitar para o ensino superior. Esse apoio irá consubstanciar-se em:

 - Tutoria: apoio escolar complementar nas disciplinas de Português, Inglês, Matemática, Físico Química e Biologia aos alunos do 11º e 12 º anos para reforço da sua preparação para os exames nacionais e das suas competências nessas áreas.

- Mentoria – como veículo para o Mentorando (e também para o Mentor), ganhar competências nas chamadas “soft skills”, cada vez mais determinantes no contexto de extrema instabilidade e mudança nos tempos atuais e aos mais diversos níveis: no Mundo, no País, na Escola e na Família. Mentoria, dada por adultos com experiência de vida a ser preparada e devidamente enquadrada para o próximo ano letivo – 2023/24.



Programa “Ensemble Mais Longe” com a Ensemble, Associação de Instituições de Ensino Artístico especializado

A Fundação Mais Longe protocolou com a Direção da Ensemble, em Março 2023, um Programa denominado “Ensemble Mais Longe” 

com vista a proporcionar aos alunos em situação de vulnerabilidade económica (que usufruam de apoio Ação Social Escolar – ASE, escalões A e B), apoio complementar para reforço e consolidação das aprendizagens no ensino artístico para que possam transitar e prosseguir para o ensino superior. O apoio consubstancia-se em duas vertentes:

 

  • Apoio para frequência de Estágios da Orquestra Ensemble: cinco bolsas no valor de 250 € (duzentos e cinquenta Euros) cada, a alunos das instituições associadas da Ensemble, com apoio ASE e que sejam aprovados na prova artística de acesso aos estágios . Existindo mais de cinco candidatos que cumpram os requisitos atrás definidos, o critério de escolha será o da melhor performance artística – avaliação do maestro da Orquestra Ensemble;

 

  • Bolsas de frequência do Ensino Superior Artístico – para apoio ao pagamento das propinas, ou alojamento, ou apoio para alimentação nas cantinas das respetivas escolas, ou transportes, ou formação artística complementar, ou material didático, a iniciar no ano letivo 2023/2024.
  • O apoio financeiro será complementado com mentoria com mentoria como veículo para reforço das competências comportamentais – pessoais e sociais, através de sessões regulares de mentoria ao longo do ano letivo.




A Fundação Mais Longe patrocina estágios criativos na Ensemble Associação Portuguesa de Instituições de Ensino de Música

www.ensemble.pt


No âmbito Programa “Ensemble Mais Longe” criado em Março de 2023 em parceria entre a Fundação Mais Longe e a Ensemble, Associação de Instituições de Ensino Artístico Especializado, foram atribuídas bolsas a cinco alunos das Escolas associadas da Ensemble, de frequência do 9º Estágio da Orquestra Sinfónica Ensemble, que decorre de 28 de Agosto a 3 de Setembro 2023. Estas bolsas, no valor de 300€ cada, visam apoiar o reforço das aprendizagens e competências destes jovens alunos.

http://www.ensemble.pt/eventos/



                                                                     

                                                                  Programa Ciberescola Mais Longe




A Associação Aprendo Português (AAP) - Ciberescola, através da plataforma Ciberescola promove o ensino do Português Língua não materna (PLNM). Necessitando de apoio financeiro para dar continuidade ao ensino de PLNM a alunos do 1º ciclo, a AAP-Ciberescola contatou a FML (entre outras entidades) para que pudesse suprir essas mesmas necessidades financeiras. A Ciberescola tem vindo a desenvolver um trabalho muito meritório, tal como o empenho e a resiliência que a AAP tem vindo a demonstrar perante as adversidades e obstáculos que têm surgido nos últimos anos. Esse empenho e esforço permitiram manter a Plataforma Ciberescola com todos os valiosos recursos já criados (parte deles disponíveis ao público em geral) e, com as aulas de PLNM a alunos de escolas públicas Portugueses, apesar de todas as dificuldades. Neste contexto a Fundação Mais Longe decidiu apoiar a AAP-Ciberscola, garantindo o pagamento dos honorários de uma Professora do 1º Ciclo, a tempo parcial, possibilitando que 18 alunos continuassem a ter aulas de PLNM entre Março e Junho de 2024, no ano letivo 23/24.

A parceria FML-AAP, Ciberescola vai continuar no ano letivo 24/25, com o apoio da FML a permitir a contratação de uma Professora do 1º, 2º e 3º Ciclos de PLNM, a tempo inteiro, o que irá proporcionar o ensino de PLNM a 78 de alunos de escolas de vários Agrupamentos do nosso País. Estamos a contribuir quer para as aprendizagens, quer para uma melhor integração destas crianças e jovens na sociedade Portuguesa.


Saber Mais

Programa Cresce Mais Longe


Um novo Programa está a arrancar neste ano letivo 24/25, o Programa Cresce Mais Longe, que foi sendo desenhado e trabalho em parceria com o Centro Social e Paroquial de São Brás, Amadora, desde Novembro de 2023 e cujo Protocolo de Parceria foi assinado a 26 de Julho de 2024.




Este Programa tem como objetivo garantir que crianças que saem da Creche e, cujas famílias com recursos financeiros limitados e que não encontram resposta nos Jardins Infantis da rede pública possam continuar a frequentar o Jardim Infantil, neste caso no Centro Social e Paroquial de São Brás, Amadora.

A FML comprometeu-se a apoiar, comparticipando a mensalidade de 10 crianças que assim podem, neste ano letivo 24/25, transitar da Creche para o Jardim Infantil do CSPSB.














Estão abertas as inscrições para as bolsas BeNova com o patrocínio da Fundação Mais Longe. Pelo 2° ano a apoiar os alunos mais desfavorecidos.








PARCERIAS

 

  • Escola Secundária José Afonso, Loures (ESJA, Loures) 


  • Ensemble, Associação de Instituições de Ensino Artístico Especializado


  • Associação Apeendo Português-Ciberescola (AAP-Ciberescola) 


  • Centro Social Paroquial de São Brás (CSPSB)



 


Share by: