A Fundação propõe-se promover e desenvolver as seguintes atividades ligadas a diversas áreas, da educação ao desenvolvimento económico, social e cultural.
Patrocínio de bolsas, mentoria e outras prestações pecuniárias a alunos desfavorecidos; Doações a instituições com objetivos similares ou complementares; Patrocínio de mestrados e doutoramentos sobre os fins a prosseguir pela Fundação e de livros, conferências e outros eventos; Incentivo à formação de núcleos promotores do desenvolvimento económico e social; Promoção da educação para a cidadania, enquanto pilar multidimensional de uma sociedade mais informada, mais integrada, mais participativa, mais inclusiva, mais produtiva e humanamente enriquecedora; Contribuir para o reforço do papel essencial da educação e do conhecimento na promoção dos direitos humanos e do Estado de Direito; Cooperação e convivência, no sentido de proporcionar, pelo trabalho em comum, a conceção e realização de iniciativas tendentes a promover o desenvolvimento económico, social e cultural; organização de cursos, encontros, debates, colóquios e seminários respeitantes aos fins visados pela Fundação; Promover a participação cívica nos processos democráticos; Estimular a consciencialização da importância do conhecimento no desenvolvimento sustentável das comunidades; Fomentar o desenvolvimento e a integração comunitária de jovens, tendo como referência os valores de igualdade, de justiça social e de participação cívica; Capacitar grupos sociais de risco; Apoiar a construção de plataformas para a partilha de informação e conhecimento; Ações de patrocínio para promoção da imagem da Fundação e dos fins prosseguidos pela mesma; Quaisquer outras atividades compatíveis com a prossecução do seu objeto e fins.
Conheça os nossos projetos em prol da Mobilidade Social e da Democracia e da Liberdade.
A Fundação associa-se ao Programa de Bolsas BeNova para apoiar alunos da Nova SBE – Nova School of Business & Economics assegurando o pagamento das propinas, passes e alimentação a novos alunos de Licenciaturas da faculdade em cada ano letivo do quinquénio 2022-26. Já no ano 2022-2023 foram admitidos os primeiros 7 bolseiros, de várias regiões do País e Palops, que disporão também de um programa de mentoria. Parabéns Beatriz, Carolina, Diogo, Francisca, Frankelim, Gonçalo e João. Que a vossa ambição, talento, trabalho e sorte vos leve muito longe.
Programa “Juntos Mais Longe” com o Agrupamento de Escolas José Afonso de Loures
A Fundação Mais Longe protocolou com a Direção do AEJA (professoras Irene Louro e Armanda Romão) o programa de denominado “Juntos Mais Longe” com vista a proporcionar aos alunos com carência económica apoio complementar para reforço e consolidação das aprendizagens para que possam transitar para o ensino superior. Esse apoio irá consubstanciar-se em:
- Tutoria: apoio escolar complementar nas disciplinas de Português, Inglês, Matemática, Físico Química e Biologia aos alunos do 11º e 12 º anos para reforço da sua preparação para os exames nacionais e das suas competências nessas áreas.
- Mentoria – como veículo para o Mentorando (e também para o Mentor), ganhar competências nas chamadas “soft skills”, cada vez mais determinantes no contexto de extrema instabilidade e mudança nos tempos atuais e aos mais diversos níveis: no Mundo, no País, na Escola e na Família. Mentoria, dada por adultos com experiência de vida a ser preparada e devidamente enquadrada para o próximo ano letivo – 2023/24.
A Fundação Mais Longe protocolou com a Direção da Ensemble, em Março 2023, um Programa denominado “Ensemble Mais Longe”
com vista a proporcionar aos alunos em situação de vulnerabilidade económica (que usufruam de apoio Ação Social Escolar – ASE, escalões A e B), apoio complementar para reforço e consolidação das aprendizagens no ensino artístico para que possam transitar e prosseguir para o ensino superior. O apoio consubstancia-se em duas vertentes:
www.ensemble.pt
No âmbito Programa “Ensemble Mais Longe” criado em Março de 2023 em parceria entre a Fundação Mais Longe e a Ensemble, Associação de Instituições de Ensino Artístico Especializado, foram atribuídas bolsas a cinco alunos das Escolas associadas da Ensemble, de frequência do 9º Estágio da Orquestra Sinfónica Ensemble, que decorre de 28 de Agosto a 3 de Setembro 2023. Estas bolsas, no valor de 300€ cada, visam apoiar o reforço das aprendizagens e competências destes jovens alunos.
http://www.ensemble.pt/eventos/
A Associação Aprendo Português (AAP) - Ciberescola, através da plataforma Ciberescola promove o ensino do Português Língua não materna (PLNM). Necessitando de apoio financeiro para dar continuidade ao ensino de PLNM a alunos do 1º ciclo, a AAP-Ciberescola contatou a FML (entre outras entidades) para que pudesse suprir essas mesmas necessidades financeiras. A Ciberescola tem vindo a desenvolver um trabalho muito meritório, tal como o empenho e a resiliência que a AAP tem vindo a demonstrar perante as adversidades e obstáculos que têm surgido nos últimos anos. Esse empenho e esforço permitiram manter a Plataforma Ciberescola com todos os valiosos recursos já criados (parte deles disponíveis ao público em geral) e, com as aulas de PLNM a alunos de escolas públicas Portugueses, apesar de todas as dificuldades. Neste contexto a Fundação Mais Longe decidiu apoiar a AAP-Ciberscola, garantindo o pagamento dos honorários de uma Professora do 1º Ciclo, a tempo parcial, possibilitando que 18 alunos continuassem a ter aulas de PLNM entre Março e Junho de 2024, no ano letivo 23/24.
A parceria FML-AAP, Ciberescola vai continuar no ano letivo 24/25, com o apoio da FML a permitir a contratação de uma Professora do 1º, 2º e 3º Ciclos de PLNM, a tempo inteiro, o que irá proporcionar o ensino de PLNM a 78 de alunos de escolas de vários Agrupamentos do nosso País. Estamos a contribuir quer para as aprendizagens, quer para uma melhor integração destas crianças e jovens na sociedade Portuguesa.
Programa Cresce Mais Longe
Um novo Programa está a arrancar neste ano letivo 24/25, o Programa Cresce Mais Longe, que foi sendo desenhado e trabalho em parceria com o Centro Social e Paroquial de São Brás, Amadora, desde Novembro de 2023 e cujo Protocolo de Parceria foi assinado a 26 de Julho de 2024.
Este Programa tem como objetivo garantir que crianças que saem da Creche e, cujas famílias com recursos financeiros limitados e que não encontram resposta nos Jardins Infantis da rede pública possam continuar a frequentar o Jardim Infantil, neste caso no Centro Social e Paroquial de São Brás, Amadora.
A FML comprometeu-se a apoiar, comparticipando a mensalidade de 10 crianças que assim podem, neste ano letivo 24/25, transitar da Creche para o Jardim Infantil do CSPSB.
Estão abertas as inscrições para as bolsas BeNova com o patrocínio da Fundação Mais Longe. Pelo 2° ano a apoiar os alunos mais desfavorecidos.